11.03.2022 | Notícias

Visita ao museu: o papel do itinerário eletivo na formação integral do estudante

Ao longo deste ano, a partir das propostas dos Itinerários Formativos Eletivos – IFE, os estudantes farão estudos de campo, vivências em diferentes espaços, a fim de aprofundar pesquisas e se inserir, de maneira direta, em diferentes realidades sociais, sendo protagonistas do seu aprendizado.

O IFE – Redes Sociais: o impacto das imagens teve a sua primeira experiência de saída ao Museu da Língua Portuguesa. Entraram em contato com um museu reformado, totalmente digital, que os convidou a ampliar seus conhecimentos sobre a Língua Portuguesa, por meio de instalações interativas e lúdicas. O Museu da Língua Portuguesa é o único museu no mundo dedicado a uma língua. Seu objetivo é celebrar a Língua Portuguesa como elemento fundamental e fundador da cultura, aproximando os falantes do idioma em todo o mundo.

A visita e a imersão em um museu moderno e lúdico contribuíram para reflexões cada vez mais aprofundadas sobre a linguagem, seus diferentes contextos e para ampliação do repertório cultural.

Além da visita ao Museu e da interação com um acervo de cultura imaterial, nossos estudantes puderam experimentar uma volta pela cidade, andar de metrô, conhecer a Estação da Luz e, ao final da visita, no Mirante do Museu, observar o Parque da Luz e a Pinacoteca. Assim, aprenderam de que forma Arte, História, tecnologia e crescimento urbano se misturam e caracterizam a cidade de São Paulo.