01.12.2020 | Notícias

Tenho monstros na barriga – 3°ano – Curso Semi-Integral e Integral 

Uma das maiores belezas do ser humano é a emoção. A emoção está presente em nós, mesmo antes do nascimento, sejam elas positivas ou negativas, e é necessário entendê-las para que possamos ser capazes de controlá-las. Esse é um processo longo de autoconhecimento.  

A escola tem um papel importante no desenvolvimento dos estudantes, preparando-os para viver coletivamente e serem protagonistas de suas vidas. A convivência deve ser organizada de modo que os valores como: respeito, empatia e solidariedade sejam compreendidos, assimilados e vividos pelos estudantes.  

Com esse propósito, as turmas do 3º ano Semi-Integral e Integral vivenciaram a Sequência Didática norteada pelo livro: “Tenho monstros na barriga”, de Tonia Casarin. Por meio da história de Marcelo, a autora apresenta oito emoções aos leitores infantis: alegria, tristeza, raiva, medo, coragem, curiosidade, orgulho e ciúme. Marcelo diz que tem “monstros na barriga” referindo-se às sensações corporais que não consegue, inicialmente, nomear como um sentimento. Ao conversar com sua mãe, entende que essas sensações são sentimentos e os nomeia como “Monstrinhos”.  

A partir da seleção de algumas emoções, foram desenvolvidas atividades lúdicas nas quais os estudantes puderam pensar em situações cotidianas e relacionaram com sentimentos e emoções. Participaram com muita alegria e dedicação, o que resultou, ao final do projeto, numa exposição virtual por meio do “Padlet”.