18.11.2020 | Notícias

Sustentabilidade, reciclagem, uso e descarte conscientes dos materiais.

Sustentabilidade, reciclagem, uso e descarte conscientes dos materiais são aprendizagens bastante potencializadas nas aulas de Ciências das turmas do 2º ano. 

Sabemos da quantidade de materiais que utilizamos em nosso dia a dia e do volume de lixo que descartamos, mas nem sempre assumimos uma atitude consciente, frente ao destino que poderíamos dar a esses materiais, pois geralmente são descartados sem assumirmos essa postura, não é mesmo? 

No entanto, quando se trata de cuidar da “Casa Comum”, que é o nosso planeta, os estudantes do 2º ano demonstram que não só compreenderam os conceitos trabalhados nas aulas de Ciências, mas também desenvolveram atitudes reflexivas acerca de como nossas ações podem contribuir de maneira positiva para preservar o meio ambiente e a nós mesmos. Mas não basta falar, é preciso praticar … 

As atitudes de reaproveitar, reduzir e reutilizar puderam ser praticadas pelos estudantes do 2º ano, por meio de uma atividade proposta na aula de Arte, integrada ao componente de Língua Portuguesa. Ocasião em que foram convidados a confeccionar uma raposa, personagem tão presente nas fábulas estudadas, utilizando um rolinho de papel higiênico ou papel toalha, materiais que, com frequência, são descartados em nossas casas. 

Uma integração que fez muito sentido aos estudantes e lhes permitiu fazer relações riquíssimas entre os conceitos trabalhados em cada um deles…Devem estar se perguntando como, então, vamos refletir juntos?! 

Em Língua Portuguesa, a raposa é um personagem muito famoso nas fábulas de Esopo, gênero que estamos estudando, e que nos apresenta uma moral muito forte com relação à observação e transformação das nossas atitudes. Um aspecto que está bastante implícito em toda trajetória dos conceitos apresentados aos estudantes em Ciências, no que diz respeito à preservação do meio ambiente, no qual finalizamos com a aprendizagem dos 3 Rs:  reduzir, reutilizar e reaproveitar.

Conhecimentos que foram retomados em uma das aulas de Artes para trazer mais beleza e leveza aos aprendizes, dando-lhes a oportunidade de colocar a mão na massa e pensar sobre como reutilizar e reaproveitar os objetos presentes no cotidiano, com atitudes/escolhas simples, assumindo assim o compromisso de reduzir o descarte desnecessário dos recursos NATURAIS, uma vez que aprenderam que tudo que o homem produz/transforma vem de uma matéria-prima extraída da natureza.  

Propor produções artísticas como essa, mesmo que remotamente, não apenas os anima, inspira e diverte, mas conscientiza também! 

A fusão entre Artes, Ciências e Língua Portuguesa nutriu também a criatividade dos estudantes, além de inaugurar o início de uma aprendizagem muito importante para a vida de todos: o desenvolvimento do senso crítico,  essencial ao contexto de vida atual e que lhes permitiram fazer escolhas mais assertivas!