30.05.2018 | Notícias

Subtração com trocas no ábaco

Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental vivenciam atividades que promovem o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático utilizando vários materiais, como, por exemplo, o ábaco.

O ábaco é um objeto de madeira retangular com pinos que representam as posições das ordens: unidade, dezena, centena, unidade de milhar e dezena de milhar. Esse objeto contribui para a compreensão das ordens e classes, enquanto os cálculos são feitos mentalmente.

Para uma melhor compreensão das operações que envolvem subtração com troca, os estudantes realizaram um jogo utilizando o ábaco, o qual recebeu o nome de “ganha quem chegar a zero primeiro”.

Para iniciar o jogo, cada estudante colocou em seu ábaco uma argola, no pino das centenas, ou seja, 100 pontos. Toda vez que o dado era lançado, deveriam retirar a quantidade de argolas representadas no dado. Para isso, foi necessário realizar as trocas nas ordens. Por exemplo, se o primeiro número que aparecesse no dado fosse 5, era preciso transformar a centena em dezenas, as dezenas em unidades e depois realizar a subtração. Em seguida, o outro jogador lançava o dado e realizava o mesmo procedimento. O jogo termina, quando um jogador chegar a zero primeiro.

Clique aqui para acessar o álbum completo de fotos.