21.09.2016 | Semi e Integral

JOGO DA VELHA COM BAMBOLÊ

O Jogo da Velha adaptado, constitui um importante recurso didático que pode ser utilizado para trabalhar a atenção, a cooperação em grupo, além de estimular a capacidade de estratégia, de análise e de raciocínio lógico. Todas essas oportunidades de aprendizado ajudarão os estudantes, por meio do lúdico, a resolver situações problemas em diversas áreas do conhecimento, principalmente na Matemática.

Pensando em motivar ainda mais os estudantes, as professoras do 4º ano do Semi-integral e Integral, trouxeram esse jogo para fazer parte de um momento prazerozo no pátio, de forma à motivá-los nos avanços e desenvolvimentos acima citados.

O jogo consistiu em formar duas ou mais equipes para competir entre as mesmas. Foram colocados, do lado oposto das crianças, nove bambolês em formato de jogo da velha e cada equipe recebeu um papel em cor diferente.

Quando foi dado o sinal, o primeiro da fila de cada equipe, correu até o bambolê e escolheu um local para colocar o papel da sua equipe. Esse participante voltou correndo para que o próximo da fila pudesse ir.

O segredo do jogo foi formar o mais rápido possível uma sequência de três cores iguais ou tentar impedir que a outra equipe conseguisse formar as três sequências. Precisaram pensar rápido e agir com estratégias para conseguir vencer.

O lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo. Ele é considerado prazeroso, devido a sua capacidade de absorver o indivíduo de forma intensa e total, criando um clima de entusiasmo. É esse aspecto de envolvimento emocional que o torna uma atividade com forte teor motivacional, capaz de gerar um estado de vibração e euforia.

Assim sendo, vê-se que a atividade lúdica se assemelha à atividade artística, como um elemento integrador dos vários aspectos da personalidade. “O ser que brinca e joga é, também, o ser que age, sente, pensa, aprende e se desenvolve”. (Teixeira, 1995, p. 23).

Professoras do 4º ano Semi-integral

Jéssica Paixão e Vanessa Queiroz