11.11.2020 | Notícias

Projeto “Brincando de Ilustrador” 

Os estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental vivenciaram uma experiência muito enriquecedora: ilustrar um livro!  

Dentro do Projeto “Brincando de ilustrador”, com o livro “O Segredo de Anton”, escrito por Ole Konnecke e publicado pela Editora WMF Martins Fontes, nossos pequenos artistas compreenderam um pouco melhor o papel das ilustrações dentro das obras literárias, as diferentes técnicas que podem ser utilizadas e observaram que existe intencionalidade, por parte do ilustrador, ao compor cada detalhe de sua produção.  

Ao longo desse percurso, apreciaram obras de diversos artistas, refletiram sobre o uso dos materiais e assistiram vídeos que os incentivaram a explorar diferentes técnicas como colagem, pintura com tinta guache, pintura com aquarela, desenho com lápis de cor, canetinha hidrográfica, giz de cera e giz pastel.  

Como foi interessante explorar as potencialidades de cada material e técnica, descobrir como suavizar ou intensificar as cores no momento da pintura, experimentar a mistura de cores e o efeito esfumado possibilitado pelo giz pastel, os efeitos possíveis com o uso do lápis de cor e a junção de técnicas em uma mesma composição!  

Não podemos deixar de mencionar a participação das famílias junto às crianças em uma das ilustrações do livro, o que proporcionou-lhes momentos prazerosos nesse percurso criativo.

Os livros ficaram tão singulares, especiais e refletiram o processo vivenciado por cada estudante! E é claro que não poderia faltar a sua própria assinatura na capa, junto ao nome do autor Ole Konnecke! 

Ao final desse trabalho, foi realizada uma exposição virtual de cada turma do 1º Ano, em que os familiares e amigos puderam visitar e apreciar as belas, criativas e divertidas ilustrações feitas no livro por nossos ilustradores mirins.