03.05.2021 | Notícias

Pluralidade Cultural e Diversidade

AXÉ, CAFUNÉ

DENGO, DENDÊ

CAFUNGÁ, CALOMBO, CALUMBÁ

E NÃO SE ESQUEÇA DE MOLEQUE E FUBÁ…

AH! E TEM TAMBÉM O SAMBA PRA DANÇAR…

Pluralidade cultural e diversidade são palavras que compõem o vocabulário dos estudantes do 2º ano. A formação de valores éticos e morais acontece a todo momento, seja nas relações e vínculos que se formam na escola e no ambiente familiar, seja na interdisciplinaridade curricular desenvolvida na série, que envolve o seu olhar para a formação integral de um cidadão autônomo, livre, crítico e atuante.

Ao longo de todo o trimestre, de forma integrada, os componentes curriculares de Ensino Religioso e Arte propiciaram aos estudantes a imersão na cultura afrodescendente, o que possibilitou momentos de valorização e reconhecimento dos traços da cultura africana na formação cultural do nosso país.

Os estudantes acompanharam a contação da história “Bruna e a Galinha D’Angola” da autora Gercilga de Almeida e ilustrações de Valéria Saraiva, que resgata o “Panô”, uma tradição africana que envolve a arte de contar histórias por meio de pinturas de símbolos em tecidos.

Como forma de simbolizar essa tradição, a partir da exploração de cores e grafismos, os estudantes representaram momentos especiais e significativos de suas vidas, pelo registro de símbolos e figuras, como a sua moradia, família, amigos, brinquedos, objetos e cenários, compondo belas produções artísticas, inspiradas no pano africano.

Confiram algumas dessas produções!