02.10.2018 | Notícias

O Trabalho de Produção Textual no Ensino Médio

DSC_0100É papel da escola favorecer o desenvolvimento de muitas habilidades a fim de que os estudantes mobilizem seus conhecimentos, nas diferentes áreas do saber, para resolver as demandas da vida em uma sociedade letrada.

Mas, o que priorizar na seleção de conteúdos, em cada área do conhecimento, auxiliando no desenvolvimento dessas habilidades em nossos estudantes? Como promover, nesse contexto escolar, a articulação das diferentes áreas do saber?

No Consa, um dos muitos caminhos que trilhamos com nossos estudantes é o da leitura e da escrita, consideradas conteúdos essenciais. Por isso, nossa proposta pedagógica engloba a leitura e a produção textual em todas as áreas do conhecimento, desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, momento em que as habilidades desenvolvidas ao longo de toda a sua formação educacional adquire um peso significativo para o ingresso em renomadas universidades públicas e particulares.

Um exemplo dessa proposta de articulação entre as áreas (de Linguagens e Códigos com as de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) é o trabalho com produção textual que realizamos no Ensino Médio, tendo o foco no texto dissertativo-argumentativo. Enquanto língua portuguesa trabalha a estrutura e a linguagem dessa redação escolar, ensinando o estudante a refletir e argumentar, os demais componentes favorecem a construção de repertório sobre os mais variados temas.

Especificamente em Língua Portuguesa, evidenciamos um trabalho progressivo, durante as três séries do Ensino Médio:

  • Na 1ª série, damos ênfase é ao desenvolvimento das competências 1 e 4 da matriz curricular do ENEM, com foco na modalidade padrão da Língua Portuguesa e na coesão textual.
  • Na 2ª série, priorizamos as competências 2 e 3, com foco na adequação à estrutura do modelo dissertativo-argumentativo, no tema e na construção de argumentos bem desenvolvidos e organizados.
  • Na 3ª série, privilegiamos o trabalho com a competência 5, que pressupõe a construção de uma proposta de intervenção social que respeite os Direitos Humanos.

Essa proposta articulada tem alcançado resultados expressivos, sobretudo, na redação do ENEM, o que nos faz acreditar que estamos trilhando caminhos acertados, nos quais continuaremos investindo nossos esforços.

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