12.11.2021 | Notícias

Mês de Convivência Franciscana

Neste ano, ao invés da Semana Franciscana, planejamos o Mês de Convivência Franciscana, que se constituiu como um espaço para favorecer um encontro autêntico de convivência, e não apenas um evento sociocultural, no qual os participantes consolidaram relacionamentos fraternos e experienciaram atividades em grupo, para transformar a vida em bem e graça.

Ação voltada ao Tema: Fraternidade e Compromisso de Vida Nova

Lema: “Recomecemos, Irmãos!” (São Francisco).

Como renunciar à prática do respeito, da paz, da coragem, da responsabilidade, da resiliência, da generosidade e empatia?… Valores que nos colocam no lugar do outro e permitem estendermos as mãos para ajudar a quem mais precisa, como nos ensina São Francisco de Assis! Além do comprometimento com a reflexão sobre as virtudes e valores, mantivemos o nosso compromisso com a doação de alimentos para as instituições assistidas pela ACF. Desse modo, estabelecemos o encontro entre o legado das virtudes e da solidariedade, extremamente urgentes e importantes na atualidade.

O MÊS DE CONVIVÊNCIA CULTURAL FRANCISCANA foi realizado entre os dias 01/10/21 a 05/11/21, com a participação dos estudantes do 2º ano ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Semanalmente, foram convidados a participar de momentos de reflexão, meditação e oração, inspirados pelo exemplo de São Francisco de Assis.

As atividades foram articuladas para inserir os estudantes no contexto da espiritualidade, em meio ao universo cultural e esportivo, conectando corpo e mente à trajetória de convivência fraterna, solidária, sem desconsiderar os desafios inerentes à convivência em grupos.

 

Foi emocionante perceber como os estudantes têm consciência e sensibilidade no cuidado com a Casa Comum, das relações entre eles, do aprendizado que São Francisco traz para os dias de hoje.

Com certeza, essas vivências permanecerão sempre com eles e serão capazes de fazer escolhas melhores e mais conscientes, assumindo seu compromisso com a Casa Comum e com a humanidade.

E assim, damos continuidade ao chamado de Francisco: “ Recomecemos, Irmãos!”

Clique aqui para acessar o álbum completo de fotos.