Todos que já passaram pela escola devem lembrar de que um dia aplicaram a “regra de três” para resolver problemas matemáticos. Mais importante que saber aplicar a regra de três, é desenvolver a habilidade do raciocínio proporcional, habilidade essencial para compreensão da Matemática e das Ciências da Natureza.
Pensando assim, as professoras do 7º ano do Consa desenvolveram uma sequência de atividades que envolveu:
– a análise de situações que apresentam relações de proporcionalidade, bem como de relações que não são proporcionais;
– a compreensão da noção de grandeza e da natureza multiplicativa das relações proporcionais;
– o desenvolvimento da linguagem matemática da proporcionalidade;
– a vivência de situações concretas para relacionar as ideias de divisão, fração, razão, proporção direta e inversa;
– a aplicação dos conceitos estudados em situações do cotidiano, em escalas de mapas e representação de gráficos estatísticos.
A vivência de uma situação concreta contribuiu para os estudantes relacionarem conceitos diversos: divisão, fração, razão, proporção direta e inversa.
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