09.12.2021 | Médio 2ª série

A Cidadania Ativa e os Estudantes do Consa

A área de Ciências Humanas e Sociais do Consa tem como um de seus principais objetivos ajudar os estudantes a construir habilidades que os permitam atuar na sociedade que os cerca.

Ao longo do 3º trimestre, os estudantes de Sociologia da 2ª série do Ensino Médio se debruçaram sobre a temática da Cidadania Ativa. Entraram em contato com autores clássicos sobre o assunto como T.H.Marshall, discutiram o conceito de cidadania e refletiram sobre os tipos de direitos e deveres brasileiros, bem como a forma em que aparecem na Constituição e em nosso dia a dia.

Durante as aulas, os estudantes realizaram a elaboração de um Projeto de Lei para o Município de São Paulo, para que aprofundassem o conhecimento, objetivando a prática da cidadania de forma ética, democrática e reflexiva. Sendo assim, realizaram pesquisas qualitativas e quantitativas a partir das metodologias que norteiam as Ciências Humanas e, ao observar a cidade de São Paulo, identificaram uma situação-problema, investigaram suas causas e propuseram a solução ou a minimização do problema a partir de um Projeto de Lei, no formato dos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo.

 

Os estudantes, a partir da pesquisa, redigiram o Projeto de Lei e apresentaram para os demais da turma, justificando a importância e relevância do seu projeto.

Foram escolhidas diversas áreas a serem contempladas, como Saúde, Educação, Transporte, Lazer, Direito do Consumidor, o que reflete o olhar múltiplo que as aulas da área de Ciências Humanas proporciona aos estudantes.

Projetos de Lei