07.10.2019 | Ensino Médio

Barragens no Brasil

Os estudantes Aram Gonçalves Mordjikian e José Lucas dos Santos Bermudes, da 2ª série, prepararam uma palestra para o Ensino Médio utilizando Metodologias Ativas.

O tema “Barragens no Brasil” foi escolhido por ser um problema da atualidade e possível escolha de algumas Universidades para os vestibulares desse ano.

Na aprendizagem, baseada em pesquisa, os estudantes buscam informações sobre um determinado tema, efetuam contextualizações e, dessa forma, é criada uma situação na qual ocorre a aprendizagem não só especificamente do assunto, mas também dos métodos e materiais que foram utilizados para pesquisá-lo.

Assim, os métodos ativos de aprendizagem criam o ambiente para o desenvolvimento da habilidade de pesquisa, de sistematização e de comunicação, na medida em que, na prática, se solicita a apresentação pública dos resultados.

Ao final, além do conteúdo estudado, no caso, algumas barragens no Brasil, a pesquisa em relação ao conteúdo expande a análise para além daquelas que apresentaram problemas, identifica a problemática e indica a dinâmica que resultou em problema.

Do ponto de vista do método, parte-se do problema, investiga-se a realidade, ordenam-se os fatos, reflete-se sobre os fatos levantados, é produzida a síntese e ocorre a comunicação.

Conclusão: os estudantes aprenderam muito mais que apenas os conteúdos que por si só já eram importantes.

Elisa Cristina Parmejane – Professora de Geografia