10.03.2016 | Ensino Médio

A Importância da História Oral

No dia 08 de março, o Consa teve o prazer de receber o professor e pesquisador da Unifesp, Dante Gallian.

Dante debateu, com os estudantes da 1ª série do Ensino Médio, a importância da História Oral para a compreensão dos fenômenos históricos.

O debate é parte da preparação dos estudantes do Ensino Médio que visitarão, nos dias 19, 20 e 21 de maio, o Quilombo de Ivaporunduva no Município de Eldorado, Estado de São Paulo. Eles desenvolveram um roteiro de questões para entrevistar os moradores do quilombo. O intuito é compreender, pelas histórias contadas, o cotidiano das famílias que vivem no quilombo, procurando reconhecer a religiosidade dos quilombolas, suas atividades econômicas e organização política.

A partir da pesquisa que desenvolveu na Espanha sobre a Guerra Civil Espanhola, Dante, conceitualmente, distinguiu a história tradicional, centrada nas questões políticas e econômicas, da história oral, centrada nas vivências dos sujeitos históricos, que passaram despercebidos pela história tradicional.

Dante concluiu sua apresentação defendendo a ideia que a riqueza que a humanidade carrega são as histórias que os seres humanos contam. Que uma pessoa não pode ser medida pela riqueza material que possui, mas, pela riqueza de histórias que ela carrega.

O trabalho será concluído na volta do Estudo de Meio. Os estudantes, a partir das entrevistas, coletadas no quilombo, produzirão um jornal, com textos jornalísticos, que serão apresentados à Comunidade Escolar.