16.08.2019 | Fundamental 9º ano

Mr. Herbert Puchta has visited us, what an honor!

O professor Herbert Putcha, autor da série de livros Think da Cambridge University Press, usada pelos estudantes do Consa, veio ao Colégio conversar conosco sobre os desafios e possibilidades de aprendizagem da Língua Inglesa.

Quando se fala no Ensino de Inglês como segunda língua (ESL) é inevitável não se deparar com o professor Herbert Puchta. Ele é PhD em Inglês, com foco no ensino do idioma e já atuou como professor da Universidade de Graz, na Áustria, ministrando aulas para futuros professores de Inglês. Além disso, foi presidente da IATEFL, Associação Internacional de Professores de Língua Inglesa como segunda língua.

Não bastasse seu currículo impressionante como professor, o autor também utiliza os estudos mais recentes da neurociência, da psicologia cognitiva, da linguística para produzir materiais didáticos que são adotados pelo mundo todo.

A proposta da sua série de livros Think, adotada pelo Consa, é fruto dessas pesquisas e propõe a utilização da língua não apenas como uma finalidade, mas como meio para se discutir valores e desenvolver habilidades cognitivas, tão necessárias para o desenvolvimento pleno dos estudantes.

Hoje, 16 de agosto, o autor esteve no Colégio conversando com as turmas do 9º ano. Nesse bate-papo, realizado todo em Língua Inglesa, os estudantes contaram sobre a sequência didática das aulas de Inglês “Teens around the world”, na qual interagiram com jovens do mundo todo a fim de conhecer um pouco sobre as semelhanças e diferenças dos países pesquisados. Além de demostrarem grande envolvimento com a proposta pedagógica, os educandos também se mostraram interessados em perguntar ao professor sobre os desafios e possiblidades de aprendizagem da Língua Inglesa.

Durante a conversa, Mr. Puchta falou da necessidade que cada indivíduo tem de investir no aprendizado de uma segunda língua, deixando claro que esse investimento não se refere à questão econômica, mas ao desejo individual de dedicar tempo e esforço para que cada um atinja seus objetivos.

Ele demonstrou seu reconhecimento pela excelência do aprendizado dos estudantes, sua espontaneidade e proficiência ao se expressarem no idioma e interagirem durante a conversa.

No vídeo, Herbert Puchta responde à seguinte pergunta: Qual conselho você daria aos estudantes, aos pais e aos professores para que a aprendizagem efetiva e significativa do idioma ocorra?

Assistam à resposta do autor e se encantem, como a gente…

Equipe de Língua Inglesa do Consa