26.10.2020 | Notícias

Ensino Remoto e a Exploração do Lúdico – Metodologia Maker 

Estamos vivendo tempos desafiadores na Educação, aprendendo a lidar com as ferramentas tecnológicas e com as exigências das aulas em frente às telas. Mas, não podemos perder de vista o trabalho lúdico e autoral dos nossos estudantes. Eles precisam ser, sempre, os protagonistas de sua aprendizagem.

Nas aulas de História, estamos discutindo a expansão territorial Romana na Antiguidade. Diante das atividades, discussões e construções teóricas realizadas, foi importante desenvolver, com os estudantes, um trabalho prático, de construção de mapas, para que eles consolidassem o conhecimento sobre os avanços territoriais e a importância da dimensão do império romano – histórica e territorialmente. 

Com a Metodologia Maker, os estudantes colocaram a “mão na massa” e produziram seus próprios mapas, explorando o território e as características de alguns lugares dominados pelos romanos como a Judeia, a Gália, o Norte da África e o Egito, tão admirado por eles. 

A atividade desenvolvida trabalha com o lúdico e o concreto, características fundamentais para a série. Além disso, possibilitou a discussão em grupos, partilha de ideias e um resultado gráfico surpreendente que podem ser vistos no Mural do Padlet da série:   

https://padlet.com/laissanchez/ea6qi8fw5aroi291 

Ma. Lais Alves Sanchez –– Professora de História