17.11.2020 | Notícias

CONSCIÊNCIA NEGRA É CONSCIÊNCIA HISTÓRICA…

Os estudantes de História do 8º ano do Ensino Fundamental chegam no mês da consciência negra podendo refletir e discutir sobre as origens do Racismo Estrutural no Brasil. Desde o ano passado eles vêm se aprofundando no estudo das relações escravistas brasileiras e os impactos na formação societária.

Agora, ao estudar o processo de Abolição da Escravatura,  refletiram sobre as raízes da desigualdade social no Brasil. Compreender as razões da nossa realidade presente é a função do estudo da História. Os estudantes foram convidados a refletir e discutir sobre a situação da população negra hoje, em relação ao racismo vivenciado no cotidiano. E, a partir dessas discussões, elaboraram reflexões sobre como podemos construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Puderam retomar a discussão inicial sobre História, realizada no 6º ano, há três anos: “estudamos História para compreender o presente e, a partir disso, podemos idealizar o futuro que queremos.”

Os estudantes do Consa desejam um Brasil sem racismo, sem violência e sem as mazelas da desigualdade social.

Galeria do Padlet – https://padlet.com/laissanchez/witlq0v39lpltbfe