14.09.2016 | Educação Infantil

Que tal colecionar? Uma maneira de refletir sobre contagem e sobrecontagem

Para dar início a este trabalho, os estudantes do Infantil 4 foram estimulados a trazerem para a sala de aula objetos que colecionam: carrinhos, bonecas, miniaturas, tiaras, chaveiros, entre outros.

Inúmeros objetos interessantes foram apresentados pelos aprendizes, iniciando assim a empolgante Sequência Didática “Coleção”. Esse foi o pretexto para que cada turma começasse a refletir e elaborar conceitos matemáticos como classificação, contagem e sobrecontagem.

Após vivenciarem a primeira etapa da sequência, o próximo passo foi propor a construção de uma coleção para o grupo: a coleção de tampas de variadas embalagens e produtos. Uma das ideias dessa proposta foi oportunizar aos estudantes situações de contagem reais, ao trazerem novas peças e agregarem ao que já possuem, poderão anotar, acompanhar e controlar o crescimento de suas coleções.

Oportunidades que proporcionarão a cada grupo, analisar e discutir diversos procedimentos para registrar a coleção, decidindo quais consideram mais adequados. Conforme a quantidade de peças aumenta, surgem novos problemas: como desenhar todas aquelas peças? Como saber qual número corresponde àquela quantidade?

Contamos com a colaboração de cada família para efetivá-la e tornar os desafios ainda mais instigantes e reais aos pequenos e curiosos aprendizes!

Desde já agradecemos a colaboração e parceria!

Um grande abraço,

Professoras do Infantil 4.

Leia também