08.04.2016 | Educação Infantil

FAMILY nas aulas de Inglês do Infantil 5!

Em março, os estudantes do Infantil 5 conheceram a música do material didático “Owls’ family” e a partir dela fizeram pequenas encenações, representando os membros da família de corujas. Além disso, participaram de jogos, dramatizações e ouviram algumas histórias contemporâneas de Língua Inglesa que abordavam o mesmo tema.

A primeira história lida ao grupo foi “Are you my mother?” do autor P.D. Eastman. A história conta a jornada de um filhote de pássaro em busca de sua mãe. Utilizando vários elementos da história como “tree, nest, egg, bird” foram apresentados à primeira cantiga tradicional, “The Green Grass Grows All Around”.

Os estudantes foram estimulados a cantar e dançar fazendo os gestos cumulativos, assistiram o vídeo e fizeram um registro artístico, compondo o trabalho com a colagem de folhas secas coletadas na horta do Colégio. Confiram as fotos e o vídeo da canção no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=mINPh9-eTss

A segunda história foi “Does a kangaroo have a mother too?” do autor Eric Carle. Nessa história, observaram que todos os animais também possuem mães, mas que alguns nascem de suas barrigas e outros de ovos. Após discutirem essas diferenças, viram vídeos sobre o nascimento de alguns animais e tiveram a chance de pensar a respeito de como eles mesmos nasceram.

Como forma de envolvimento e vínculo afetivo com o tema, as crianças foram convidadas a trazer uma foto de suas famílias e apresentá-las aos colegas dizendo: “This is my mummy, this is my daddy, this is my sister and this is me” numa atividade de Show and Tell. Em seguida, registraram o desenho de suas famílias. Confiram as fotos.

Para finalizar o estudo sobre famílias, cada pequeno grupo de estudantes recebeu fotos com composições familiares diversas, incluindo espécies de animais que adotaram outras, pais idosos, família inter-raciais etc. As crianças apontavam uns aos outros: “This is mummy, This is daddy“. Foram convidados a compartilhar suas impressões e, após esse momento de reflexão sobre a diversidade familiar, participaram de uma brincadeira simbólica, na qual, livremente escolhiam como seria a composição de sua família e brincavam de casinha.

Foi uma ótima oportunidade de colocar em prática o conhecimento aprendido e se envolver afetivamente com o tema. Confiram também no AVA!

Um grande abraço,

Teachers Mariane Silva e Nathalia Guerra

Leia também