14.03.2016 | Educação Infantil

BRINCADEIRAS DE RODA

Brincar de roda é sempre muito convidativo, não apenas para as crianças, mas também para os adultos, pois permite relembrar momentos de alegria e prazer!

Foi neste clima de encantamento que os estudantes iniciaram o Projeto Brincadeiras de Roda que contou com a colaboração e envolvimento de muitos educadores do Colégio. Os estudantes do Infantil 4 foram a campo e realizaram entrevistas, com diferentes pessoas, para descobrir novas cantigas de roda. Eles questionaram “Como eles brincavam quando eram crianças e, se entre esses momentos ,haviam brincadeiras de roda. Quais ainda se lembram. E se podem ensiná-los a brincar.”

As crianças descobriram que os adultos também se divertiam com as brincadeiras de roda, como “Corre-Cutia”, “Passa Anel”, “Ciranda-Cirandinha”, dentre outras. Com essas experiências ampliaram os seus horizontes, vivenciaram o brincar como um bem cultural e aprenderam que o brincar é uma ação que se faz de geração em geração, sendo parte integrante da formação humana.

Essas vivências que têm sido muito enriquecedoras não apenas do ponto de vista da aprendizagem, mas principalmente das possibilidades de socialização e da valorização do ato de “Brincar”.

E como diz o velho ditado: “É brincando que se aprende!”.  Um privilégio imensurável!

Um forte Abraço,

Professoras do Infantil 4

Leia também