Os estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental confeccionaram aviãozinhos de papel nas aulas de Educação Física, com a finalidade de desenvolver o controle motor, a destreza corporal e as noções de medidas de comprimento.
Matemática e Educação Física caminham juntas em muitos momentos!
“O brincar ajuda na resolução de problemas, desenvolve a criatividade, as capacidades físicas, perceptivas, emocionais, intelectuais e sociais e sem que a criança perceba, favorece um aprendizado leve e natural ”.
SIAULYS , MARA O. DE CAMPOS. Brincar para todos. Ministério da Educação. Governo Federal, Brasília.
A tarefa foi dividida em alguns momentos:
1º MOMENTO – Confeccionando o avião de papel
O professor reuniu o grupo de estudantes e apresentou a possibilidade de cada criança construir um avião de papel, personalizado com desenhos e pinturas, por meio de um vídeo e um passo a passo para a construção do brinquedo.
2º MOMENTO – Brincando com o avião de papel
Na quadra, os estudantes foram orientados a brincar livremente com os aviões de papel. Nesse momento, eles exploraram qual avião foi mais longe e voou mais alto.
3º MOMENTO – Analisando a distância de voo
Os estudantes se posicionaram lado a lado com seus aviões e, ao sinal, lançaram os aviões, verificando em seguida, qual foi o avião que chegou mais longe. Voltaram às posições anteriores e repetiram o mesmo procedimento por 3 vezes.
Posteriormente, compararam os resultados para analisar estratégias de arremesso preciso e eficaz, além de trabalharem com cálculos aproximados para medir distâncias, com noções ampliadas das medidas de comprimento exploradas nas aulas de Matemática.
Wesley Santos Tamaki – Professor de Educação Física