17.10.2018 | Notícias

Projeto de História – Elaboração de Jogos Pedagógicos – 8º ano

 

Jogar na aula de História é um belo exercício amoroso. Uma vez que o jogo pressupõe uma entrega ao movimento absoluto da brincadeira e que jogar implica um deslocamento.

(GIACOMONI; PEREIRA. 2003)

A partir da ideia de que a compreensão de processos históricos é algo complexo e desafiador nesta idade escolar, foi desenvolvido com os estudantes jogos com temas históricos.

 Essa atividade, além de aprofundar o conhecimento teórico, proporcionou aos estudantes o desenvolvimento do trabalho em equipe, a habilidade de elaboração de regras e pôde aproximar os estudantes do 8º ano da apropriação do estudo de História, tornando-o mais significativo e produtivo.

 Eles se dividiram em grupos e escolheram o tema do jogo, dentre os principais assuntos estudados até o momento da formação das equipes. Os temas disponíveis eram:

  • ·         Expansão do Território Brasileiro
  • ·         Mineração no Brasil Colonial
  • ·         Revolução Industrial
  • ·         Iluminismo
  • ·         Revolução Americana – Independência das 13 Colônias da América do Norte
  • ·         Revolução Francesa

A elaboração do jogo contou com a criação das regras (produção textual em grupo) e redação de dois resumos individuais – sobre os objetivos do jogo e sobre o tema escolhido.

Os estudantes escolheram os materiais, projetaram e confeccionaram o jogo a partir do que julgaram melhor para os objetivos e estratégias.

 A atividade compôs uma outra nota de classe – além da Produção Textual – a partir dos critérios de participação e colaboração com o desenvolvimento do projeto e da equipe; comprometimento, capricho e disciplina;  organização durante as atividades propostas e coerência com o tema escolhido.

Clique aqui para acessar o álbum completo de fotos.