09.11.2018 | Notícias

Produção Textual: Escravidão no Brasil Colonial e Dia da Consciência Negra

A produção textual do terceiro trimestre dos sétimos anos resultou na confecção de cartazes sobre o tema da escravidão no Brasil nos séculos XVI e XVII e sobre os preconceitos raciais – decorrentes desta prática – e ainda existentes na atualidade.

Os estudantes desenvolveram pesquisas no Laboratório de Informática e, em casa, sobre a escravidão negra, Dia da Consciência Negra, e religiosidades brasileiras com influência africana, registrando-as no caderno e discutindo em sala de aula.

 

Realizaram também análises de imagens de pintores do século XIX sobre a escravidão e ouviram e discutiram a música “Pindorama”, do autor Fabio Brazza, realizando registros no caderno. Esse conjunto de materiais foi utilizado como embasamento teórico para a produção dos cartazes informativos.

A confecção dos cartazes foi realizada em grupos, para que os estudantes discutissem e observassem os registros individuais e produzissem um registro coletivo, exercitando a capacidade de aceitação das opiniões alheias, cooperação e trabalho em equipe.

Os trabalhos ficarão expostos para que as demais turmas possam se apropriar também desse conhecimento.