02.12.2014 | Notícias

Paixão de Estudante

Foi pensando no amor, que no Primeiro Trimestre deste ano, os estudantes do 9° ano desenvolveram a Sequência Didática: ???Contos de Amor???. Provavelmente, o conto, gênero literário narrativo, seja um dos mais lidos no Brasil, já que a questão da brevidade é essencial, poucos personagens, espaços delimitados e um clímax, mas assim como disse Cortázar, capaz de fisgar o leitor desde o início, com poucas palavras e surpreendê-lo, causando uma tensão significativa.

Lemos diversos contos de escritores consagrados que focalizaram o amor em suas diferentes vertentes, como ???A cartomante??? e a ???História de uma fita azul???, de Machado de Assis, ???Venha ver o pôr do sol???, de Lygia Fagundes Telles e ???O primeiro beijo???, de Clarice Lispector. Analisamos cenários, personagens, situações, tudo para entendermos este gênero narrativo curto, mas complexo.

Finalizamos com as produções dos estudantes, que perceberam que a tarefa de escrever é árdua: escreve-se e reescreve-se muitas vezes. ?? trabalhoso, mas como é bom!

Após todo esse processo de planejamento, escrita, revisão e reescrita, temos como resultado final a produção de um livro com contos escritos pelos nossos estudantes-autores! Assim, vemos que o ato de escrever é uma prática social, escrevemos para alguém e por alguma razão!

Parabéns estudantes do 9º ano!

facebook.com/consa.oficial