01.11.2018 | Notícias

O Legítimo Pai da Bomba Atômica

Os estudantes do 9º ano e 1ª série do Ensino Médio assistiram à peça “O Legítimo Pai da Bomba Atômica” no Teatro Consa.
A apresentação teatral é um manifesto contra as guerras, um convite à reflexão sobre a necessidade de práticas que promovam a PAZ,  momento oportuno para dialogar sobre o MUNDO que queremos deixar para as futuras gerações.
A peça fez parte da sistematização de uma sequência de estudos desenvolvidos pelos estudantes no ano de 2018, nos Componentes Curriculares de História e Geografia, que iniciou com a Primeira Guerra Mundial, percorreu a história da Segunda Guerra Mundial e terminou com Guerra Fria, dando ênfase na produção da bomba atômica.
No final da peça, houve um debate com a participação dos estudantes. Uma rica oportunidade de ampliação dos conhecimentos,  aprofundamento dos estudos e formação dos estudantes.
 
Sinopse
“A peça baseada em fatos reais, narra a história do físico húngaro Leó Szilárd e sua ligação com a construção da primeira bomba atômica. A montagem traz ao palco personagens históricos importantes como o físico Albert Einstein, a médica Gertrude Weiss, o general Groves, o presidente americano Harry Truman e o secretário de guerra Stimson, todos vividos por atores nipo-brasileiros do Coletivo Oriente-se. O caminho percorrido entre a descoberta científica e sua utilização é acompanhado do drama interno de Leó Szilárd ao ver sua descoberta ser transformada na mais mortal de todas as armas de destruição em massa.” 
 
Texto: Murilo Dias César  / Direção: Gabriela Rabelo
Elenco: Rogério Nagai, Edson Kameda, Ricardo Oshiro, Gilberto Kido e Lígia Yamaguti
Cenografia e Figurinos: Telumi Hellen 
O espetáculo é uma realização da NAGAI Produções Artísticas e Culturais em parceria com o Coletivo Oriente-se. Recebeu o 6° Prêmio Zé Renato da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo.