17.08.2018 | Notícias

O DESENHO DA FIGURA HUMANA

“A construção da figura humana, em sua gênese, é um ótimo pretexto para observarmos o mapa da ampliação da consciência, através de um documento gráfico vivo e orgânico; é um convite para flagrarmos o processo de construção da visão de mundo da criança”. (Derdyk, 2003)

No Consa, desde o início da Educação Infantil, os estudantes têm acesso a instrumentos que imprimem marcas sobre suportes em superfícies diversas.

Inicialmente, essas marcas são impressões de gestos e movimentos que, gradativamente, ordenam-se e estruturaram-se em padrões lineares, circulares, espiralados, conforme as experiências que as crianças vão construindo.

O corpo é o centro do conhecimento, das percepções, das sensações, da estruturação, da identidade, da organização do pensamento.

No dizer de Edith Derdyk, pesquisadora e artista, é pelo corpo que o mundo interior, psíquico, se comunica com o mundo exterior, social. De uma ideia inicial indiferenciada do seu corpo, a criança, gradualmente, estrutura sua percepção de si como indivíduo.

No Infantil 4, oferecemos uma gama de atividades, a fim de que cada estudante tenha a oportunidade de construir a  autoimagem, desenvolva o esquema corporal e descubra, valorize e respeite  as diferenças individuais!

Desenhar a figura humana, refletindo sobre o seu corpo ou o do outro, é muito significativo para os estudantes do Consa! Acompanhem um pouco desse processo pelas fotos das diferentes propostas!

IMG_5534

Clique aqui para acessar o álbum completo de fotos.