13.08.2020 | Notícias

Música & Sociologia

No Ensino Médio, o estudante de Ciências Humanas se depara com diversas situações de análise crítica da sociedade, contribuindo com a sua leitura de mundo do ponto de vista social.

A fim de aprimorar o desenvolvimento de habilidades dessa categoria, nas aulas da 2ª série do Ensino Médio, os estudantes problematizaram o tema: “Movimentos Sociais”, a partir da música: “Chão da Guerra” de Daniel Tatit e Fábio Brazza.

A música trata de eventos da atualidade como, por exemplo, o Movimento inspirado em George Floyd, utilizando-se desse contexto para pesquisar sobre personagens históricos importantes como Luís Gama e Malcom X. Os próximos passos serão construir, com esse estudante, a formação da identidade social e aprimorar seu olhar frente a situações de preconceitos que partem de práticas individuais e/ou estruturais.

Os Movimentos sociais contribuem para a conscientização da sociedade e provocam mudanças importantes que impactam na história e na vida das pessoas, que vem sendo, ao longo dos tempos, beneficiadas com essas mudanças.