05.11.2018 | Notícias

MAQUETES DOS MODELOS DE UNIVERSO

Os estudantes dos 6º anos foram desafiados a fazerem um desenho do Universo, de como o imaginam.

Em seguida, apresentaram aos colegas e à professora suas ideias sobre o Universo. Após essa roda de conversa, os estudantes foram divididos em grupos, que receberam um texto cada um, sobre teorias dos modelos de Universo.

Cada grupo, após ler o texto, com a teoria que recebeu, teve que organizar um projeto em formato de maquete para expressar o modelo.

Os modelos de Universo apresentados foram:

MODELO GEOCÊNTRICO, criado pelo grego Claudio Ptolomeu. Característica principal: A Terra no centro do Universo.

MODELO HELIOCÊNTRICO, criado pelo polonês Nicolau Copérnico. Característica principal: O Sol no centro do Universo.

MODELO SEGUNDO BRAHE E KEPLER, criado pelo dinamarquês Tycho Brahe e pelo alemão Johannes Kepler. Característica principal: As órbitas dos planetas do Sistema Solar são elípticas e este compreende um conjunto constituído pelo Sol ao centro e corpos celestes sob seu domínio gravitacional.

Registraram, também, um cinturão de asteroides que encontra-se entre as órbitas de Marte e Júpiter.

MODELO segundo HUBBLE. Edwin Hubble a existência de nebulosas extragalácticas e classificou a estrutura das galáxias em espiral, elípticas e irregulares. Característica principal: O Universo composto por galáxias de diferentes formatos.

MODELO ATUAL, criado por pesquisadores e cientistas espaciais que trabalham em agências espaciais ao redor do mundo. Característica principal: Modelo formado por superaglomerados de galáxias, em forma de ampulheta, com a Via Láctea localizada ao centro.