03.05.2018 | Notícias

Lince da tabuada – 4º ano Integral e Semi-integral

Originalmente, no jogo “Lince”, a ideia é encontrar rapidamente uma determinada imagem, mostrada por um dos participantes, em um tabuleiro com diversas figuras.

Os estudantes do 4º ano do Semi-integral e Integral utilizaram esse jogo como instrumento de estudo da tabuada.

Na versão “matemática”, um estudante sorteia fichas com tabuadas e os demais jogadores têm que encontrar, no tabuleiro, o respectivo resultado. O jogador que encontrar primeiro o resultado correto, faz um círculo com canetinha colorida sobre ele e guarda consigo a ficha contendo a operação. Vence o jogo o estudante que, no final da partida, tiver mais fichas.

A tabuada é um conhecimento fundamental na Matemática, porém, seu estudo, muitas vezes, torna-se algo mecânico e desgastante. A utilização de jogos, além de facilitar esse estudo, possibilitou o desenvolvimento do raciocínio lógico e ágil, também uma oportunidade de socialização e cooperação entre os estudantes.

Jessica Paixão e Nanci Matos

Professoras do 4º ano Integral e Semi-Integral

Clique aqui para acessar o álbum completo de fotos.