13.09.2019 | Notícias

Exemplo de superação e inovação

Vitor de Souza Andrade é um jovem de 17 anos, estudante da 3ª Série do Ensino Médio. Em 2019, foi ao Colégio Franciscano Santo Inácio de Baependi – MG, pedir uma bolsa de estudos, porque desejava uma Instituição que lhe oferecesse ensino de qualidade, exigência acadêmica, formação e apoio à pesquisa.

A família do Vítor reside em Alagoa, cidade do interior de Minas e, desde pequeno, ele se interessou pela criação de galinhas. Aos 9 anos, ouviu falar que existiam chocadeiras elétricas. Começou suas pesquisas e, como não tinha recursos financeiros, com muita dificuldade, por iniciativa própria, foi se aprofundando nos estudos para alcançar seu objetivo. Inicialmente criou uma chocadeira elétrica, com materiais alternativos, mas sua mãe proibiu o uso da mesma, pois os custos com energia comprometiam a renda da família.

Vitor persistiu nos estudos, em segredo, até criar um biodigestor que gerava energia para aquecer a chocadeira, utilizando esterco de frango. Hoje ele continua aprimorando seu invento, apresentou seu protótipo em várias feiras de Iniciação Científica e tem recebido reconhecimento e premiações por sua inovação e criatividade.

Vítor conversou com os estudantes do Consa, compartilhou suas pesquisas e estudos, bem como seu percurso de vida, tão exigente. Encantou ao testemunhar que, mesmo com as impossibilidades, é possível percorrer um caminho de conquistas, aprender com os erros, com os fracassos, as incompreensões, encontrar força interior para a superação, fazendo opções que lhe trazem êxito e aprendizado.

Vítor é uma referência para os estudantes do Século XXI, pois nosso tempo necessita de jovens inovadores, audaciosos que, com suas pesquisas e criatividade, encontrem soluções para os problemas ambientais tão desafiadores que o planeta enfrenta com a exploração excessiva dos recursos naturais.

Desejamos ao Vítor que prossiga com sua criatividade, pesquisas e paixão pela Ciência contribuindo para um mundo sustentável, buscando novas fontes de energia, assim o Planeta agradece!

Para ver álbum completo CLIQUE AQUI.