04.03.2020 | Ensino Fundamental

Revivendo outros tempos para compreender o presente…

Nas aulas de História, os estudantes do 4º ano aprenderam sobre o patrimônio histórico e as fontes documentais, aqueles registros do passado que ajudam a contar e a identificar a história de uma pessoa, de uma cidade, de um país e diferentes povos.

Por meio destas fontes, os historiadores conseguem traçar uma ideia mais próxima de fatos que ocorreram na realidade, em outros tempos. Elas podem ser classificadas em: fontes orais, fontes escritas, fontes materiais e fontes visuais.

Os estudantes viram a importância da existência e preservação dos documentos históricos para a manutenção da nossa identidade, para a memória de uma sociedade e para a compreensão do presente por meio do passado.

No trabalho desenvolvido em sala de aula e em casa com a família, os estudantes recolheram as mais diversas fontes para representar o que aprenderam e, assim, desvendar o passado com mais significado.

O diálogo com a família e a possibilidade de integração de saberes foi o impulso para a organização de uma linda exposição de fontes históricas, na qual os estudantes do Consa puderam brilhar como historiadores de verdade! 

 

Para conferir álbum completo clique aqui!

 

Leia também