05.06.2019 | Fundamental 9º ano

Teens Around the world!

Neste trimestre, os estudantes do 9º ano estão desenvolvendo o projeto intitulado “Teenagers around the world”, no qual, por meio da plataforma educacional “Students of the world”, entrarão em contato com adolescentes de outros países para questioná-los sobre aspectos relevantes de suas respectivas culturas.

Esse projeto está alicerçado nos três eixos fundamentais da proposta de Língua Inglesa do Consa: os aspectos socioculturais, cognitivos e linguísticos.

Na dimensão sociocultural, há uma busca por ampliar o repertório dos estudantes no que tange aos hábitos culturais ao redor do mundo. Isso significa que há, nas aulas, o objetivo de extrapolar os aspectos geralmente estudados nesse tipo de projeto (alimentação, vestuário e festivais) e ressignificar a questão cultural de maneira mais abrangente. Para isso, com a mediação dos professores, propõe-se aos jovens que se correspondam com adolescentes ao redor do mundo, a partir da escolha de países diversos.

Além disso, considerando o desenvolvimento cognitivo de nossos estudantes, os encaminhamentos dados pelos professores fazem uso das metodologias ativas, as quais preveem que o educando seja protagonista do próprio aprendizado. Com essas metodologias, são desenvolvidas as competências necessárias para a formação do jovem no mundo contemporâneo, como a responsabilidade, o trabalho colaborativo e as habilidades e procedimentos necessários para apresentações orais em língua estrangeira.

Nesse sentido, a língua é, ao mesmo tempo, objeto de estudo e uma ferramenta para que o aprendizado seja significativo. A aprendizagem ocorre de maneira espontânea e em uma situação de produção real!

O entusiasmo tomou conta dos nossos estudantes ao escolherem o país sobre o qual gostariam de investigar, ao escreverem sua primeira carta aos adolescentes estrangeiros e, também, ao receberem as primeiras respostas.

 Confira parte desse processo nas fotos abaixo!