17.06.2019 | Fundamental 7º ano

Regionalizações do Brasil

Dentro da proposta das metodologias ativas, em que os estudantes são agentes da construção do seu conhecimento, foi realizada a atividade de construção de uma nova regionalização do Brasil pelos estudantes dos sétimos anos do Ensino Fundamental II.

No primeiro momento, se reuniram em grupos e discutiram uma nova regionalização para o Brasil, de acordo com critérios estabelecidos por eles mesmos, como educação no Brasil, Urbanização e Ruralização ou Áreas litorâneas comparadas às áreas Interiores.

A partir dessa definição de critérios, desenharam, em um mapa do Brasil, a sua regionalização, sem saber que teriam que construir em uma placa de String Art (arte de fios ou cordas) essa regionalização.

String Art é uma técnica artesanal e artística caracterizada por um arranjo de fios coloridos passados em pregos que formam desenhos específicos ou padrões geométricos. Foram fornecidas as placas prontas com o mapa do Brasil, nas quais reproduziram a sua regionalização, agora com fios de lã coloridos.

No final, os grupos elaboraram um relatório contendo as características e os critérios da sua regionalização e sobre a realização da atividade. Os resultados foram trabalhos belíssimos, feitos em cooperação pelos grupos e com muito critério técnico. Além disso, os estudantes interagiram aprendendo uma técnica artística nova, fazendo o trabalho em conjunto e descobrindo novas habilidades.

Prof. Silvio Villar – Geografia

Clique aqui para acessar o álbum completo de fotos.

Leia também