24.06.2019 | Fundamental 7º ano

APRENDENDO MATEMÁTICA DESENHANDO LIGA-PONTOS

Durante as aulas de Matemática do 2o trimestre, os estudantes do 7o ano aprenderam a localizar um ponto no plano cartesiano, bem como o conceito e a notação de par ordenado.

Por que não aprender esses conceitos desenhando e explorando um liga-pontos? Foi assim que os estudantes do 7o ano aprenderam!

Inicialmente, cada estudante recebeu uma folha com diversos pares ordenados, instruções para ligar os pontos e um plano cartesiano quadriculado. A tarefa foi ler os pares ordenados, marcar os pontos no plano cartesiano, seguir as instruções para ligar os pontos e, descobrir assim, o desenho que formaria.

Dando continuidade ao estudo, os estudantes receberam a tarefa de elaborar um desenho (liga-pontos), no plano cartesiano, para um colega, que seguindo os pares ordenados e as instruções, teria que chegar ao desenho elaborado inicialmente.

A riqueza desses momentos está na aprendizagem que ocorre quando os estudantes são estimulados a produzir, criar, se questionar, analisar suas próprias produções, ajudar o colega a perceber determinados erros e a receber também ajuda.

Professoras Andreza Antunes e Tathiana Campos