03.05.2019 | Fundamental 7º ano

A leitura nas aulas de História

Os estudantes dos sétimos anos estão trabalhando com a leitura de diversos textos nas aulas de História, incluindo documentos históricos e livros paradidáticos.

Foi selecionado o livro “A Idade Média Passo a Passo” com o objetivo de ampliar a visão dos estudantes sobre os assuntos estudados no primeiro trimestre. Além disso, eles leram notícias de jornais sobre mulheres brasileiras islâmicas, documentos históricos como o discurso do Papa Urbano II, escrito em 1095 sobre as Cruzadas e trechos do romance “A Viagem de Théo”, que aborda a temática das religiões do mundo.

Essas leituras contribuíram para que os estudantes entendessem melhor as características do islamismo e as diferenças e semelhanças com o cristianismo.

Esse contato com diversas leituras é importante para que eles ampliem o vocabulário, melhorem a interpretação e aumentem também o gosto pela leitura, ato tão importante para a formação dos estudantes.

As leituras são realizadas de diversas formas: individualmente, coletivamente, em rodas de leitura, como tarefa de casa… tudo para que os estudantes aproveitem, ao máximo, essa experiência. O estudante leitor, da área de Ciências Humanas, desenvolve as habilidades de interpretação, contextualização e consegue relacionar os acontecimentos de maneira mais coerente. Ao longo do ano, serão realizadas outras propostas de leitura para enriquecer e aumentar o arcabouço cultural dos estudantes.

Clique aqui para acessar o álbum completo de fotos.

Leia também