09.04.2019 | Fundamental 6º ano

Tábuas de escrita cuneiforme

Os estudantes dos 6ºs anos realizaram uma atividade prática aprofundando os conhecimentos sobre a importância da escrita para a humanidade, após estudarem o surgimento da escrita cuneiforme na antiga Mesopotâmia.

Para essa atividade, foram convidados a pensar sobre os problemas que existem no mundo hoje em dia e escreverem, por meio de símbolos, mensagens, aconselhando a humanidade a ter atitudes melhores. A proposta era se imaginarem há seis mil anos atrás, quando surgiu a escrita, e tentarem impedir alguns problemas atuais pelo seu conselho. Partindo da premissa de Gandhi, de que ‘somos a mudança que queremos ver no mundo’, refletiram sobre pequenas ações do cotidiano que podem mudar, de maneira significativa, a realidade.

 O cuneiforme (do latim cuneus “cunha”, e forma “forma”) é o sistema mais antigo de escrita até hoje conhecido. Desde a sua decifração no século XIX, tem sido submetido a profundo estudo e especulação, mas a sua origem permanece ainda obscura.  Texto disponível em: http://www.ufrgs.br/limc/escritacoletiva/pdf/a_info_escrita.pdf

 As fotos demonstram a qualidade dos trabalhos dos estudantes e a alegria em desenvolver as atividades.

 Lais Alves Sanchez – Mestre, Professora de História do 6º ano

Clique aqui para acessar o álbum completo de fotos.