07.06.2019 | Fundamental 6º ano

A importância dos recursos hídricos para a humanidade

Os sextos anos do Ensino Fundamental II estão em um processo investigativo sobre a importância dos recursos hídricos para a humanidade. Ao longo do estudo sobre as primeiras civilizações da história, os estudantes vêm percebendo que essas se formaram sempre próximas aos rios, devido a sua fertilidade e por proporcionar a sedentarização. A partir desta reflexão, eles foram convidados a olhar com mais cuidado para o recurso hídrico; refletir sobre sua importância para a humanidade; sobre os usos da água e quais ações podem ser realizadas para sua preservação.

Os estudantes produzirão, no final do trimestre, uma revista informativa que verse sobre os temas ligados à importância dos recursos hídricos. Sendo assim, realizaram uma pesquisa individual como tarefa de casa, para introduzir o assunto, e foram divididos em grupos para pesquisarem, em aula, os seguintes temas:

  1. A importância da Água para o mundo e o Ciclo da Água.
  2. Características Gerais dos Principais Rios da Antiguidade.
  3. Características Gerais dos Principais Rios do Brasil.
  4. Características Gerais dos Principais Rios de São Paulo.
  5. Sistema de Distribuição de Água de São Paulo e Coleta de Esgoto.
  6. Principais usos e consumos da água.
  7. Políticas Públicas Brasileiras sobre os recursos hídricos.
  8. Contribuições das ações diárias para a preservação dos recursos hídricos.

Em sala de aula, os estudantes são desafiados a pesquisarem – de diferentes formas – os temas estudados e os projetos desenvolvidos. As aulas são realizadas no laboratório de informática, com tarefas pré-definidas e com roteiros que os auxiliam a identificar as metodologias de pesquisa e elaboração de produções textuais (de gêneros como resumo, descrição de imagens, perguntas e respostas) a partir dos resultados das pesquisas.

O Ensino de História, no Fundamental II, oferece inúmeros desafios aos estudantes e professores e, sendo assim, é necessário auxiliá-los a compreender a importância da construção do conhecimento histórico para o entendimento da realidade que os cerca.

A atividade de pesquisa proporciona ao estudante ser protagonista do seu próprio conhecimento, para que assim desenvolvam mais autonomia e atribuam maior significado aos saberes adquiridos. Além disso, o intuito é contribuir para a reflexão de que nossas ações podem mudar o mundo e que somos responsáveis diretamente pela preservação do meio ambiente. Os trabalhos dos sextos anos estão perpassando a ideia proposta por Mahatma Gandhi de que “somos a mudança que queremos ver no mundo”, com o objetivo de ajudar o nosso estudante a interiorizar essa missão e responsabilidade social.

Clique aqui para acessar o álbum completo de fotos.