19.11.2019 | Ensino Fundamental

Dia da Consciência Negra

Dia 20 de novembro celebramos o “Dia da Consciência Negra”, uma data tão importante para a sociedade e para a nossa história.

A origem do dia, que se tornou feriado em alguns municípios brasileiros, se deu como homenagem ao Zumbi dos Palmares, uma das nossas maiores lideranças de defesa do povo negro brasileiro.

A data foi inserida no calendário escolar em 2003, em conjunto com a lei que trata da obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira em todos os anos da Educação Básica, mas há ainda muito o que lutar para que a temática seja amplamente discutida em todos os setores da sociedade.

A celebração dessa data relembra a importância de refletir sobre a posição dos negros na sociedade brasileira, visto que, desde a abolição da escravidão, a grande maioria dos afrodescendentes sofre com preconceitos e injustiças sociais.

É imperativo refletir em nossas casas, escolas e comunidades sobre as raízes do preconceito racial brasileiro, pois temos em nossa história mais tempo de país escravista do que de país liberto e esse fato traz marcas na visão de mundo de todos nós. É nossa missão zelarmos pela tolerância, respeito e empatia.

Os estudantes do 7º ano realizaram pesquisas e atividades em sala de aula, sobre essa data e produziram cartazes de conscientização sobre o Dia da Consciência Negra e a Manutenção do Preconceito Racial no Brasil.

Ma. Professora Lais Alves Sanchez