22.10.2018 | Notícias

Desafios Experimentais no Ensino Médio

O ensino por investigação constitui uma abordagem pedagógica que estimula o questionamento, o planejamento, a coleta de evidências, as explicações com bases nas evidências e a comunicação.

Utiliza processos da investigação científica e conhecimentos científicos, podendo ajudar os estudantes a aprender sobre ciência e a fazer ciência.

A realização dos desafios experimentais possibilita aos estudantes aplicarem os conceitos da Física e da Química e desenvolverem a capacidade de investigação científica.

Além de promover a vivência prática de muitas teorias, contribui para o desenvolvimento do raciocínio científico durante a resolução de problemas, favorece o trabalho cooperativo por meio da discussão, da divisão de tarefas e da argumentação lógica para explicar os resultados obtidos.

No Consa, o ensino por investigação científica faz parte do planejamento curricular de Ciências da Natureza, em todas etapas e modalidades da Educação Básica e os estudantes participam de desafios experimentais relacionados ao estudo de Química e Física, desde o início do 9º ano do Ensino Fundamental II.

Neste trimestre, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio foram desafiados a construir uma máquina térmica utilizando conceitos teóricos sobre a Termodinâmica, área da Física que estabelece a relação entre as energias térmica e mecânica e que se aplica, desde as primeiras máquinas a vapor até as modernas usinas nucleares.

Professor Luciano Vieira da Costa