24.08.2020 | Notícias

Clima ou tempo atmosférico?

Em meio a tantas transformações, as evidências científicas são uma conquista do ser humano e precisam ser consideradas para toda e qualquer aprendizagem na vida, assim como outros elementos que sustentam a compreensão dos fenômenos da natureza.

Por essa razão, os estudantes do 5º ano realizaram algumas experimentações amostrais para coletar evidências dos índices pluviométricos, durante um período determinado no município de São Paulo, por meio da montagem de uma mini estação meteorológica em suas casas. 

Com base nesta vivência, puderam observar as nuances do tempo, aprenderam a realizar a coleta de dados e discutiram se conseguiriam obter dados precisos sobre as condições do tempo, apenas pela observação; descobriram outros instrumentos comumente usados para observar as variações do tempo e compararam com os recursos utilizados pelos meteorologistas para prever as condições diárias, num determinado espaço geográfico.

Ao montarem a mini estação meteorológica, os estudantes puderam trabalhar com um modelo explicativo que os ajudava a analisar os dados, discutir as evidências com seus colegas e professora, registrar as conclusões e, assim, avançar na compreensão no processo de investigação científica que embasa os estudos em diversas áreas do conhecimento, além de relacionar as condições de, no mínimo, dois elementos observados (intensidade do vento x temperatura; chuva x presença de nuvens) e voltar ao conceito de clima, comparando com o de tempo.

Essas são fotos dos nossos investigadores …