12.09.2014 | Notícias

Celfran: Apneia X Natação

A palavra apneia deriva do grego (a = prefixo de negação e pneia = respirar). Costuma ser popularmente utilizada para referir-se a uma especialidade desportiva: a imersão na água sem recorrer a um equipamento autônomo de respiração.

Muito importante no processo de desenvolvimento infantil e adulto, pois, o indivíduo aprenderá técnicas respiratórias e de contenção de expiração, a fim de aliar o trabalho pulmonar aos exercícios aquáticos. O professor poderá estimular seus alunos durante as atividades de mergulho, por meio de exercícios, como o submarino, por exemplo, indicando a distância a ser percorrida em apneia.

Essa modalidade também é um desporto regulamentado, com especialidades bem definidas, registro de recordes, campeonatos mundiais e amadores por todo o mundo. No caso da natação, indica-se utilizar a apneia dinâmica, que consiste em recorrer à máxima distancia possível num trajeto horizontal, mantendo a mesma cota de profundidade, normalmente realiza-se em ambiente controlado (piscina).

facebook.com/celfran.oficial