25.09.2017 | Notícias Celfran

Festival Interno de Futsal

Em Celebração ao octogésimo aniversário do Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida e, em consonância com o Plano de Ação Pastoral: Virtudes, elegemos o tema do Festival Interno de Futsal deste ano.

Justificamos nossa escolha com base nos referenciais do Plano de Ação Pastoral, concebido pelo SEFRAN – Sistema Educacional Franciscano, que tem como um dos objetivos oportunizar aos seus educandos o desenvolvimento de uma consciência social que lhes motive a conviver de maneira pacífica e solidária.

Nossa escolha também foi embasada nas inúmeras definições da terminologia virtude e seu significado a partir de sua etimologia. Assim, virtude advém do latim, virtus, que segundo Pegoraro (2006, p. 47) “quer dizer energia, vigor, vitalidade, potencialidade”. Considerando a virtude uma potencialidade, acredita-se que todo ser humano poderá desenvolvê-la a partir de referenciais adequados desde a mais tenra idade.

Em outra definição, segundo Silva e Montagner (2009, p. 522), o vocábulo virtus define-se como: “virtude, mérito, superioridade, excelência, qualidade de alma e corpo que enobrecem o homem; bondade, habilidade (…)”.

Nessa perspectiva, nota-se a estreita relação das virtudes com a prática esportiva, sobretudo, no âmbito das competições, quando os domínios motor, social, moral, cognitivo e afetivo são postos à prova, numa união perfeita de alma e corpo em busca dos méritos individuais e coletivos.

Cabe destacar que, as virtudes escolhidas para cada categoria foram pautadas no Plano de Ação, de acordo com os conteúdos que serão abordados pela equipe pedagógica e agentes da Pastoral ao longo do 2º Semestre.

Em tempo, o Festival Interno de Futsal é um evento realizado todos os anos pelo Celfran, com a finalidade de incentivar os estudantes a participar das atividades esportivas, ao mesmo tempo, promover a integração das turmas de Futsal Extracurricular, Semi-Integral e Integral.

O Celfran agradece aos estudantes e familiares que participaram, fazendo do evento uma grande celebração!

As fotos revelam a beleza das virtudes exercidas na prática!