Protagonismo Juvenil e a Aprendizagem de História

Ensino Médio | 06 de December de 2023

Protagonismo Juvenil e a Aprendizagem de História

Os estudantes da 1ª e 3ª série do Ensino Médio do Consa se deparam com situações de aprendizagem que exigem investigação e aprofundamento teórico, além de serem desafiados a agir com autonomia e protagonismo. As turmas realizaram atividades de pesquisa e elaboração de apresentações no formato de Rotação de Estações, que possibilitou aos estudantes selecionar e analisar informações pertinentes à temática estabelecida e organizar um material para apresentações aos demais colegas.

Cada grupo recebeu uma temática, elaborou um material visual, apresentou aos demais, ofereceu questões problematizadoras e sugestões de repertório cultural.

Na 1ª série, os estudantes apresentaram as civilizações da Antiguidade Oriental e Ocidental. Na 3ª série, os estudantes se debruçaram sobre a ascensão dos regimes totalitários, como o nazismo e o fascismo, como parte da temática de Regimes Ditatoriais e Totalitários na Contemporaneidade. Metodologias ativas favorecendo interação, aprendizagem e novas habilidades.