fbpx

Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida – CONSA

Educação Infantil

A descoberta como fonte de aprendizagem e encantamento

O brincar tem um papel importante na formação do estudante do Consa, por se considerar que é uma significativa forma de comunicação que possibilita a formação integral da crian­ça nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.

O ato de brincar favorece a comunicação consigo e com o mundo, a aceitação da existência dos outros, o estabelecimento de relações sociais, a construção de conhecimentos e auto­nomia, por meio dos jogos simbólicos. Com atividades lúdicas, a criança atua, mesmo que, simbolicamente, nos diferentes contextos vividos pelo ser humano, reelaborando sentimen­tos, conhecimentos, significados e atitudes.

Considerando a criança como ser integral, o trabalho com as habilidades sociemocionais permeiam nossas escolhas de metodologias e propostas de forma que o estudante possa ser protagonista de seu próprio aprendizado, nos diferentes âmbitos trabalhados: emocio­nal, social e cognitivo. Assim, temos como objetivo, ampliar suas capacidades para que possa se constituir como ser pensante, criativo, que saiba se relacionar consigo mesmo e com os outros e que seja comprometido na construção de um mundo melhor.

Outro foco de atenção, nessa faixa etária, é o comprometimento com vivências que desper­tem a reflexão sobre a educação ambiental, conhecimentos importantes a serem trabalhados com as crianças pequenas, que crescerão com nova concepção e cuidados com o meio am­biente. Sendo assim, as propostas ao ar livre: espaço verde, horta, pátios, parque e áreas ar­borizadas estimulam as crianças criarem hábitos sustentáveis e ecologicamente conscientes.

A proposta pedagógica da Educação Infantil do Consa é organizada por meio de projetos e sequências de atividades, servindo-se da curiosidade infantil para realizar investigações que desenvolvem habilidades como observar, levantar hipóteses, criar estratégias de resolução de problemas, entre outras. 

As descobertas são sistematizadas em atividades que exploram a expressão oral, escrita e plástica. O registro gráfico e as tentativas de escrita são trabalha­das em diferentes suportes e estratégias, sempre dentro de contextos significativos e reais.

O trabalho com as diferentes linguagens tem um lugar de destaque dentro dos projetos e atividades. Desde o Infantil 1, as rodas de conversa fazem parte da rotina e abordam temas que proporcionam a organização do pensamento lógico, possibilitando ao estudante que se coloque frente ao grupo, segundo suas ideias.

Os estudantes vivenciam, diariamente, o fascínio pelo mundo das histórias literárias que lhes são apresentadas de forma criativa e significativa. Para isso são usados, nas rodas, recursos e objetos que criam cenários e aproximam as crianças desse universo lúdico e fan­tástico. Formar leitores que se encantem com o universo literário é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda vida escolar.

Para a Educação Infantil, estão disponíveis três opções de horários de aula: Regular, Semi-Integral e Integral

Abrir no Whatsapp
Fale com a equipe do Consa
Olá 👋
Podemos te ajudar?