Artes Marciais

JUDÔ
O Judô, literalmente em português caminho suave, é uma arte marcial de origem japonesa que utiliza técnicas de projeção (quedas) aproveitando a força do oponente, onde o principal objetivo é a formação global do indivíduo. No Judô os alunos aprendem, além das técnicas de cair sem se machucar e aproveitamento das energias aplicadas em golpes, os conceitos de respeito, solidariedade, hierarquia, companheirismo, limites e autocontrole.
As aulas de Judô são realizadas de maneira tradicional nas aplicações das técnicas e conceitos, são iniciadas com aquecimento em forma de estafeta ou brincadeiras e, logo após, se iniciam as atividades específicas que consistem em rolamentos, aplicações de técnicas e a luta. Os conceitos são desenvolvidos diariamente durante a prática, vivências e experimentação das situações. As aulas são indicadas para crianças a partir de 4 anos.
Benefícios:
- Desenvolvimento de habilidades motoras;
- Favorece a disciplina pessoal, o respeito e a solidariedade;
- Noção hierárquica;
- Estimula o companheirismo;
- Superação de desafios, limites e autocontrole.
No mês de novembro acontece a Cerimônia de Troca de Faixa.
Tae Kwon Do
O Tae Kwon Do, literalmente “Tae” – “pé”, “Kwon” – “mão” e “Do” – “caminho”, é um esporte olímpico de origem Coreana, cujas principais características são chutes, e movimentos de ataque e defesa. Nas aulas, além do ensino das técnicas, os alunos desenvolvem a disciplina, a flexibilidade e concentração. Indicada para crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos. As aulas têm DURAÇÃO de 50’.
Benefícios:
- Desenvolvimento de habilidades motoras;
- Favorece a disciplina pessoal, o respeito e a solidariedade;
- Noção hierárquica;
- Estimula o companheirismo;
- Superação de desafios, limites e autocontrole.
No mês de abril, o Celfran promove o Festival de Artes Marciais que integra os alunos e familiares do Tae kwon do e Judô. O objetivo é promover aulas demonstrativas, partilhando com as famílias as especificidades dessas duas artes marciais e, principalmente, os avanços dos alunos.
Nos meses de junho e novembro acontecem os Exames para Troca de Faixa.
Ballet e Dança

Ballet
No Ballet Clássico, três elementos estão inter-relacionados: Técnica, Música e Atuação. Além de ser uma arte, é também uma excelente atividade física para o desenvolvimento da criança, pois favorece a conscientização corporal, aprimora a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação motora e a postura. As aulas são indicadas para crianças a partir de 4 anos.
Benefícios:
- Estimula a criatividade, a sensibilidade, o gosto e a apreciação musical;
- Proporciona a conscientização corporal, aprimora a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação motora e a postura;
- Favorece a disciplina pessoal, a socialização e o respeito à coletividade.
Ao longo do ano, o Celfran promove aulas compartilhadas entre pais e filhas que visam estreitar vínculos entre professoras e familiares, bem como compartilhar os aprendizados das alunas.
Dança
Aula em grupo, especialmente desenvolvida para o público adolescente, fundamentada em movimentos de dança coreografada que mescla diferentes estilos musicais, incluindo ritmos de rua, latinos e pop internacional, dentre outros. Indicada a partir de 10 anos.
Benefícios:
- Estimula a criatividade, a sensibilidade, o gosto e a apreciação musical;
- Proporciona a conscientização corporal, aprimora a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação motora e a postura;
- Favorece a disciplina pessoal, a socialização e o respeito à coletividade.
Jazz
Aula em grupo que utiliza movimentos expressivos e coreografados em harmonia com os ritmos musicais. Considera que uma pequena coreografia pode ser feita em vários ritmos, diferentes um do outro, mudando apenas a expressão, o gesto e a intenção dada pelo ritmo. Nas aulas são incluídos alguns exercícios do ballet clássico. Um dos principais objetivos do jazz, além de ser uma forma a mais de dançar, é resgatar de maneira educativa, alegre, saudável e prazerosa a arte de dançar, de conhecer o corpo e a mente com entusiasmo, motivação e alegria.
Benefícios:
- Estimula a criatividade, a sensibilidade, o gosto e apreciação musical;
- Favorece a conscientização corporal, aprimora a flexibilidade, a agilidade e a coordenação motora;
-
Promove interação e convívio social.
Anualmente, no mês de dezembro, acontece o Espetáculo de Encerramento, integrado aos cursos de Ballet, Jazz e Circo.
O objetivo do evento é promover o fechamento do trabalho realizado ao longo do ano, partilhando com as famílias os avanços conquistados pelas alunas. Com destaque para o processo que antecede o Espetáculo, tendo em vista que, é durante esse processo que se evidencia o trabalho em equipe, a disciplina pessoal e o respeito à coletividade. Além disso, o Espetáculo é uma excelente oportunidade de experimentação para as alunas uma vez expostas a outros desafios como, por exemplo, apresentar-se ao grande público, no palco, num trabalho que integra diferentes linguagens.
Esporte de Quadra

As aulas têm como principal objetivo promover o desenvolvimento motor, as habilidades específicas das diferentes modalidades e favorecer a socialização entre os participantes. Os alunos poderão participar de jogos amistosos, campeonatos e torneios internos, ou em Instituições que compartilham da mesma filosofia e Projeto Pedagógico. As aulas de Futsal são indicadas para crianças a partir dos 5 anos, enquanto as de Handebol a partir de 10 anos.
Benefícios:
- Melhora o condicionamento cardiovascular;
- Favorece a disciplina pessoal, o respeito à coletividade e a sociabilização.
Ao longo do ano, o Celfran promove aulas compartilhadas entre pais e filhos que visam estreitar vínculos entre professores e familiares, bem como compartilhar os aprendizados dos alunos.
Anualmente, no período de agosto a novembro, acontece o Campeonato Interno de Futsal, cujos principais objetivos são:
-
promover o intercâmbio esportivo entre os alunos das diversas turmas de futsal do Celfran;
-
potencializar a participação e a inclusão de todos, a fim de despertar o interesse e o prazer pela prática esportiva;
-
propiciar troca de experiências entre os alunos, por meio de situações que os impulsionem na busca de solução e de superação de obstáculos e limites, dentre outros.
Oficina de Circo

Reconhecidamente, a arte circense exerce fascínio por sua plasticidade e efeito visual a quem assiste e aos que a praticam. As atividades circenses são divididas em categorias ou agrupamentos de técnicas como: modalidades aéreas, equilíbrio, acrobacias, encenação e manipulação de objetos, sendo que, a principal ferramenta utilizada pelo praticante é o próprio corpo, de modo que, as capacidades biomotoras são amplamente estimuladas, destacando o trabalho de força muscular, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. Assim, o circo torna-se uma prática motivadora para superação de limites, por vivenciar o corpo de maneiras diversas e propor inúmeros desafios a serem explorados e vencidos.
Benefícios:
- Aprimora a força muscular e a flexibilidade;
- Aumento do domínio corporal, coordenação motora, equilíbrio e aptidão física;
- Estimula a concentração e o processo de criação;
- Favorece o convívio social.
Ao longo do ano, o Celfran promove aulas compartilhadas entre pais e filhos que visam estreitar vínculos entre professores e familiares, bem como compartilhar os aprendizados dos alunos.
Anualmente, no mês de dezembro, acontece o Espetáculo de Encerramento, integrado aos cursos de Ballet, Dança e Jazz.
O objetivo do evento é promover o fechamento do trabalho realizado ao longo do ano, partilhando com as famílias os avanços conquistados pelos alunos. Com destaque para o processo que antecede o Espetáculo, tendo em vista que, é durante esse processo que se evidencia o trabalho em equipe, a disciplina pessoal e o respeito à coletividade. Além disso, o Espetáculo é uma excelente oportunidade de experimentação para os alunos uma vez expostos a outros desafios como, por exemplo, apresentar-se ao grande público, no palco, num trabalho que integra diferentes linguagens.
Natação

Por meio de atividades lúdicas, orientadas por professores habilitados e qualificados, a natação é praticada e desenvolvida de forma prazerosa e educativa. Além da parte técnica dos nados Crawl, Costas, Peito e Borboleta, norteados pela Metodologia Gustavo Borges – MGB, os alunos aprendem noções básicas e fundamentais de sobrevivência no meio aquático, jogos cooperativos, jogos competitivos e noções de segurança em piscinas: itens importantíssimos para a formação e educação integral da criança na modalidade natação.
Benefícios:
- Desenvolve a adaptação ao meio líquido, flutuação e sobrevivência;
- Favorece o condicionamento cardiorrespiratório;
- Desenvolvimento de habilidades motoras e aprimoramento dos nados;
» Aulas demonstrativas, Festivais e Campeonatos
Semestralmente, o Celfran realiza o Festival de Natação, evento festivo para os alunos dos primeiros níveis: Bebê até Aperfeiçoamento I. O objetivo é reunir os familiares para prestigiarem as conquistas e avanços dos filhos. No segundo semestre, além do Festival, acontece também o Campeonato que inclui os alunos dos níveis mais avançados – a partir do Aperfeiçoamento II.
Ao longo do ano, os alunos também participam de aulas demonstrativas, abertas aos pais. Trata-se de situações especiais que visam estreitar vínculos entre os professores e familiares, bem como compartilhar os aprendizados dos alunos.
O Celfran também participa de alguns campeonatos externos, em Colégios que partilham da mesma filosofia do Consa.