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O Novo Ensino Médio

Protagonismo e autonomia na construção do saber

No Ensino Médio, o estudante é instigado a ser protagonista do seu processo de aprendizagem, pelo desenvolvimento de diferentes habilidades, a partir das quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Essas áreas, com seus respectivos componentes curriculares, organizam a carga horária da Formação Geral Básica – FGB, prevista no Projeto do Novo Ensino Médio – NEM. Além das horas de FGB, há ampliação da carga horária das aprendizagens e, para isso, organizamos os Itinerários de Aprofundamento Curricular – IAC, que são oferecidos, como complementos das aulas de FGB. 

A proposta do Novo Ensino Médio – NEM, além da carga horária correspondente à Formação Básica Geral, contém os Itinerários Formativos Eletivos – IFE que complementam a carga horária do Ensino Médio. Esses, são organizados pelas áreas, anuais, com projetos didáticos, propostas interativas ou experimentais, visando o despertar do espírito investigativo do estudante, para que se aproprie da linguagem científica e amplie seu repertório cultural.  

O foco dessa etapa de ensino é capacitar o jovem ao seu pleno desenvolvimento, tanto cognitivo, quanto procedimental e atitudinal. Desse modo, buscamos formá-lo para um conhecimento de excelência e com valores humanos universais fundamentais que o levem a praticar a cidadania de maneira responsável, ativa e solidária.