08.06.2022 | Fundamental 2º ano

Crianças como nós

Como forma de tornar o aprendizado dos estudantes do 2° Ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental mais significativo, realizaremos o projeto “Crianças como nós” que permitirá, ao longo do ano, a ampliação dos conhecimentos sobre a família, a religião e as diferentes etnias encontradas no mundo. Todas as propostas serão enriquecidas com momentos de reflexão e discussão acerca da diversidade e multiculturalismo, presentes no nosso entorno. Um trabalho integrado às áreas de Ciências Humanas, Artes, Música e Língua Portuguesa.

 No decorrer do projeto, os estudantes terão a deliciosa companhia do livro “Crianças como você” – da UNICEF – que os colocará em contato com relatos sobre alguns costumes, tradições e estilos de vida de crianças que habitam diversos países dos cinco continentes do nosso planeta, praticando, assim, o respeito às diferenças.

Para o desenvolvimento desse trabalho, o ponto de partida foi olhar para o “Eu”. Nesse sentido, ao longo do 1° trimestre, realizamos propostas voltadas ao autoconhecimento, com discussões bastante interessantes para que pudessem observar suas características, compará-las com as dos colegas, encontrar semelhanças, diferenças, falar sobre suas preferências e, com base nessas trocas e reflexões, construir os primeiros conceitos sobre a “diversidade”.    

Para concluir a primeira etapa do projeto, cada estudante produziu um cartaz individual para socializar com os colegas seus costumes, predileções e alguns elementos que fazem parte do seu dia a dia. Além disso, redigiram registros sobre o que desejam que aconteça no futuro e o que aprenderam a respeito da diversidade, até o momento!