Inglês

W.E. CONSA Língua Inglesa

Considerando os princípios educacionais do Consa e os diferentes níveis de proficiência na Língua Inglesa, foram definidos os ciclos de aprendizagem que promovem o ensino gradativo da língua, respeitando o desenvolvimento cognitivo do estudante, segundo uma concepção sociointeracionista de língua e de aprendizagem.

O Consa oferece o Curso de Língua Inglesa Extracurricular, para os estudantes do Semi-Integral, Integral e estudantes do Curso Regular, tem como carga horária duas aulas semanais de 50 minutos de duração.

Young Kids – 4 e 5 anos

As aulas promovem tanto o desenvolvimento da compreensão oral – listening, quanto a emergência da fala espontânea – speaking. Rodas de história, brincadeiras, cantigas e rimas propiciam um contato natural com a Língua Inglesa, aproximando essa experiência de aprendizagem ao processo de aquisição da língua materna. A partir de cantigas tradicionais – Nursery Rhymes e histórias, são elaboradas atividades artísticas, jogos e brincadeiras que envolvam as expressões linguísticas apresentadas. Dessa forma, a língua não é aprendida por meio de palavras soltas e memorização de vocabulário, mas por meio de frases e expressões realmente utilizados nos contextos que são apresentados.

Kids – 6, 7 e 8 anos

Para essa faixa etária, o curso prioriza atividades com contação de histórias, brincadeiras, projetos e dramatizações que propiciam um contexto significativo para aquisição da Língua Inglesa. Nesse momento da aprendizagem, a linguagem verbal escrita é incorporada à rotina das aulas, contribuindo para a construção de um universo letrado – cultural e linguístico – em Inglês. O material didático adotado traz conteúdos temáticos por meio de histórias que se desenvolvem, ao longo do ano, com personagens característicos para a faixa etária.

Teens – 9 a 12 anos

Para essa faixa etária, o trabalho é divido por níveis de conhecimento e proficiência. Como parte integrante do curso, as aulas agregam o desenvolvimento de habilidades e competências.

A proposta baseia-se na noção de que a linguagem é utilizada simultaneamente para aprender e comunicar, promovendo não só o conhecimento linguístico, no que diz respeito ao domínio da língua, mas também os diferentes assuntos explorados em Língua Inglesa. Desta forma, estimula-se a consciência cultural, a internacionalização, bem como a ampliação das habilidades de leitura, escrita e oralidade, por meio de atividades compartilhadas, com textos autênticos, escrita processual e conscientização do uso das estruturas linguísticas de forma coerente e precisa.