fbpx

Cambridge English

We do speak English

A Língua Inglesa da Educação Infantil aos Exames da Cambridge English

O ensino de Língua Inglesa no Consa vem sendo constantemente aprimorado. Nossa proposta foi elaborada em uma perspectiva processual e se caracteriza pelo protagonismo e pelo compromisso da instituição com a formação sólida de seus profissionais e de seus estudantes. Para isso, o projeto curricular desse idioma se alinha com os outros componentes curriculares da área de Linguagens do colégio, projeta nossos trabalhos na excelência acadêmica que propicia, tanto pela inovação proposta, como pelos resultados obtidos e, por fim,  reflete o espírito francisclariano de ser e agir, em acordo com a história das relações profícuas entre franciscanidade e educação.

Dessa forma, na etapa da Educação Infantil até o 3º ano, propõe-se a imersão em contextos de aquisição, nos quais as atividades sociais desempenhadas na e por meio da língua inglesa têm primazia com relação ao desenvolvimento da competência linguística propriamente dita. Em outras palavras, nessa etapa são priorizadas atividades nas quais os estudantes e os professores se envolvem em contação de histórias, brincadeiras, projetos e dramatizações que propiciam um contexto de aquisição da língua inglesa. Na Educação Infantil, promove-se um ambiente em que as interações ocorrem em língua inglesa e desenvolvem tanto a compreensão oral quanto a fala espontânea das crianças. Rodas de história, brincadeiras dentro e fora da sala de aula, cantigas e rimas promovem um contato natural com a língua inglesa, aproximando essa experiência de aprendizagem ao processo de aquisição da língua materna. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a linguagem verbal escrita é incorporada à rotina das aulas, contribuindo para que as crianças construam seu próprio universo cultural e linguístico em inglês.

A partir do 4º ano, com o aumento da carga horária para três aulas semanais, o aprender a aprender fica em evidência. Busca-se, então, o equilíbrio entre o trabalho com a oralidade e com a linguagem verbal escrita por meio de sequências didáticas estruturadas que convidam os estudantes a estabelecerem relações entre a língua inglesa aprendida na escola e aquela que tem circulação social, ou seja, enfatiza-se o trabalho com textos autênticos como filmes, músicas, artigos de jornal e de revista, e textos multimídia que circulam na internet. Desse modo, as dimensões formativa e cultural da aprendizagem de uma língua estrangeira ganham contornos definidos e inserem o estudante em uma trajetória de autonomia que possibilite o aprender a aprender na escola para aproveitar e otimizar as oportunidades de aprendizagem existentes fora da escola.

A partir do 8º ano, as turmas são divididas em dois grupos menores e inaugura-se um novo momento na aprendizagem. Os conhecimentos básicos da língua inglesa que permitem ao estudante lidar com várias situações concretas de comunicação já estão consolidados e inicia-se um processo de retomada e de aprofundamento tanto dos conteúdos linguísticos quanto das habilidades comunicativas (interação oral e interação escrita). As sequências didáticas propostas fomentam o engajamento dos alunos em situações de produção colaborativas, bem como aquelas nas quais possam construir um posicionamento mais crítico com relação àquilo que leem e ouvem.

No Ensino Médio, fecha-se um ciclo que coloca o estudante na condição de usuário independente. Isso significa dizer que ele adquiriu e desenvolveu conhecimentos e habilidades que lhe permitem engajar-se, com autonomia, em interações orais e escritas em inglês. As sequências didáticas desse segmento focalizam a mobilização de conhecimentos que possibilitem estabelecer relações intra- e intertextuais e intra- e interculturais, capacidade fundamental para que o estudante tenha segurança para dar continuidade a seus estudos no nível superior.

Além disso, a fim de garantirmos que nossos estudantes atingirão os resultados esperados, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental 2, há a aplicação dos simulados dos Exames da Cambridge English. Esse acompanhamento criterioso realizado tem duas funções complementares: a primeira é permitir ao estudante que se autoavalie e reconheça sua proficiência a partir de referências internacionais, a segunda função é propiciar aos professores informações que nos permitam desenvolver estratégias para melhoria constante.

Como resultado desse processo, desde 2019, o colégio proporciona às turmas da 3ª série do Ensino Médio, os exames da Cambridge English integrados ao currículo. Isso significa que, ao final dessa etapa escolar, cada estudante realizará o exame oficial de Cambridge, de acordo com a sua proficiência, e obterá um diploma reconhecido mundialmente pela sua qualidade, além de comprovar que toda nossa proposta, construída desde a Educação Infantil, promove uma aprendizagem verdadeiramente significativa e aliada aos mais distintos padrões internacionais.

Abrir no Whatsapp
Fale com a equipe do Consa
Olá 👋
Podemos te ajudar?