12.08.2021 | Blog

Veja como fazer uma horta para as crianças em casa

Comer bem, de forma saudável, é algo que precisa ser ensinado, desde cedo, pois a educação alimentar começa na primeira infância e visa o desenvolvimento de hábitos de alimentação saudável. Por conta disso, e também para contribuir com o movimento do desemparedamento das crianças, que propõe mais tempo ao ar livre aos pequenos e pequenas, realizamos algumas atividades especiais no nosso espaço verde da área externa. 

Dessa maneira, a criação e a manutenção da horta é um dos exercícios praticados no Consa, uma forma de educar as crianças fazendo-as conhecer novos alimentos, colocando as mãos na massa, ou melhor, na terra!  

Quer saber como fazer uma horta para as crianças, na sua casa?  

fira a seguir: 

1. Decida onde vai plantar 

Para quem vive em casa e tem um quintal com grama à disposição, basta separar uma pequena área externa de terra para plantar. Limpe o espaço, tirando as pedras e os cascalhos do lugar para que possa receber os alimentos que você irá cultivar.  

Os que moram em apartamento, precisam plantar em vasos! Uma varanda ou um local próximo à janela é o ideal, pois as plantinhas precisam receber luz do sol em uma parte do dia. 

2. Escolha o que irá cultivar

Para alimentos como mamão, repolho, tomate, couve e berinjela é preciso ter bastante espaço para cultivar. Sendo assim, esses exemplos são mais recomendados para o cultivo em quintais de casas.  

Folhas e temperos são os indicados para plantio em vasos e podem perfeitamente compor a horta de um apartamento. Nesse caso, a dica é optar por rúcula, manjericão, tomate-cereja, alecrim, cebolinha, pimentão, alface etc. 

3. Prepare a terra e o adubo 

Em lojas de jardinagem há saquinhos de terras e adubos prontos para levar para casa! Basta comprá-los e inserir nos vasos ou na terra que será cultivada. A dica é optar por opções sem aditivo químico, especialmente no caso de plantas para o consumo. 

Saiba que a adubagem precisa ser realizada, aproximadamente uma vez por mês, pois assim as plantas irão receber os nutrientes que necessitam. 

4.Plante!

Há duas maneiras de plantar, sendo uma direto no local, onde o alimento ficará ou em uma sementeira, como, por exemplo, uma caixa de ovo. Quando for semear, distribua as sementes por toda a superfície, assim não correrá o risco de alguma ficar por cima da outra.

5.Cuide 🙂

Regar as plantas é fundamental para o seu cultivo. Procure hidratá-las de forma constante, mas sem exageros. Isso quer dizer que deve-se tomar cuidado para não encharcá-las. Borrifadores e regadores pequenos são aconselháveis. 

Aproveite também para conhecer quais são as tecnologias que usamos para a realização das aulas no ensino remoto!