16.09.2021 | Blog

Quais as vantagens do ensino em período integral?

O Ensino de período Integral, traz vantagens importantes para a formação dos estudantes. A disponibilidade do acompanhamento de estudos e lições de casa, por uma profissional preparada, que acolha as dificuldades, que potencialize os conhecimentos prévios e auxilie na organização, são privilégios que somam na educação dos filhos.

Essa oportunidade de vivência, auxilia na formação de pessoas mais responsáveis e confiantes em suas capacidades, desenvolvendo habilidades e competências necessárias para que possam acompanhar, com êxito, os próximos anos escolares. Destacando também, a grande contribuição desse período, no que se refere ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais, por meio da convivência intensa e diária dos estudantes com seus pares e professoras, oportunizando o despertar do autoconhecimento, do pensamento crítico, da criatividade, perseverança, comunicação, proatividade, colaboração, lidar melhor com situações de conflitos, dentre outras tantas, tão importantes para a formação do ser humano, como um todo.

Conheça algumas vantagens do Ensino Integral

Aprendizado constante: Os estudantes de período Integral, desenvolvem suas habilidades de organização e responsabilidade, vivenciando momentos significativos de trocas de saberes, aprendendo a valorizar o que cada colega traz de conhecimento prévio, somado aos seus, e refletindo sobre novas possibilidades de aprendizagem. Contam com o apoio de uma profissional para tirar suas dúvidas e ampliar sua visão em relação aos aspectos organizacionais e da construção de saberes.

Melhora no desempenho: Sob o privilégio de acompanhamento profissional, grupos de estudos, momentos destinados para as dúvidas, acolhimento emocional, rotina de alimentação e esportes, o estudante tem possibilidades de ampliar seu desempenho, em relação ao aprendizado escolar, tanto na área cognitiva, quanto na área social e emocional.
Maior autonomia:   Dentro do período Integral, no decorrer dos anos escolares, os estudantes passam a desempenhar um papel importante em relação ao seu aprendizado, demonstrando maior protagonismo e envolvimento com suas responsabilidades. Percebem o quanto a organização com seus materiais, anotações, faz a diferença nos resultados, e passam a demonstrar mais iniciativa, dedicação, empenho e capricho em suas produções. Essas mudanças trazem, ao longo da vivência nesse período, maior segurança e confiança em si mesmos, arriscando diálogos e partilhas que possam somar na formação de uma postura escolar proativa, que traga com isso, consequências positivas para o seu autoconhecimento, percebendo seus limites e possibilidades.

Investe adequadamente o tempo: Em um mundo de muitas distrações tecnológicas, fazer parte de um ambiente pedagógico, com toda a infraestrutura escolar e suporte humano, auxilia o estudante a ter maior organização do tempo e de suas responsabilidades, nas quais também estão inclusas as interações sociais, por meio de jogos e brincadeiras lúdicas que trazem, além da formação cognitiva, a ampliação das habilidades sociais de convivência humana.

 O ensino integral garante a segurança do seu filho: Saber que as crianças e adolescentes passarão o dia em um espaço seguro, confiável e agradável, com atividades e estímulos pedagógicos, sempre acompanhados por profissionais especializados, é sinônimo de tranquilidade.

 Além da parte pedagógica bem acompanhada, a rotina integral, disponibiliza momentos de esportes, viabilizando que os estudantes sigam para as aulas com autonomia e supervisão. Assim, a família fica tranquila, sem a preocupação com horário e transporte de seus filhos para outra instituição, eles já estão no ambiente escolar, supervisionados e orientados para desenvolverem suas habilidades físicas, dentro da modalidade esportiva escolhida.